Animept

terça-feira, outubro 30, 2007

Visita ao japão

O sonho de qualquer Otaku é visitar o Japão, e foi isso mesmo que aconteceu comigo e com um amigo meu (também otaku).
O Japão é uma visita cara, custou-me cerca de 2000 euros por 2 semanas!
No entanto é mesmo uma experiência única na vida, algo que ficará para sempre nas nossas recordações.
Primeiro de tudo temos a viagem de Lisboa a Tokyo, decidimos usar a KLM (holandesa), e foi muito bem decidido, fomos bem servidos, com grande profissionalismo, o qual apaziguará qualquer viajante que queira uma boa experiência numa viagem longa e tão complicada como o é ir ao Japão!
Primeiro tivemos de ir para Amesterdão, foram 2 horas de viagem num Boeing 747 que se fez bastante bem, ao chegarmos a Schiphol (aeroporto de Amesterdão) fomos muito bem servidos com um restaurante de Ramen, só por si vale bem a pena.
E então partimos para a longa viagem a Tokyo, cerca de 11 horas de seguida de viagem, num Boeing 777, tinhamos no entanto direito a uma TV para cada passageiro com centenas de filme e séries à escolha, inclusive filmes que só estão no cinema!
Depois das 11 Horas chegamos à primeira parte da visita: Tokyo.

Tokyo

Tokyo é uma cidade enorme, tão grande que nem temos consciência do fim da cidade...são mais de 80 km de comprimento, com um centro recheado de grandes edificios e 35 milhões de habitantes na zona metropolitana de Tokyo!
Ao chegarmos a Narita, o aeroporto internacional de Tokyo, e que fica a 60 km do centro de Tokyo, por tal tivemos de partir do aeroporto de comboio para Tokyo.
Ao fim de 30 minutos chegamos à enorme estação de Tokyo, aliás nunca vi uma estação tão grande como a de Tokyo, pelo menos só a de Kyoto é maior (a qual mais tarde falarei).
Da estação de Tokyo partimos para a estação de Shimbashi, que ficava a pouca distância (Tokyo tem um sistema de transportes com uma eficácia absolutamente fabulosa), e da estação de Shimbashi partimos a pé para o nosso hotel (Park Hotel Tokyo) que aconselho vivamente a qualquer visitante de Tokyo.
Chegamos ao hotel, trata-se de um edificio com mais de 40 andares, um arranha-céus, e no hotel (de 4 estrelas, mas em Portugal seria pelo menos de 5 estrelas) deparamo-nos com um serviço de uma qualidade sem rival, tinhamis inclusive 2 computadores com net para os clientes, sem termos de pagar nada mais, além de uma vista ao lado dos dois computadores que deixarei qualquer um maravilhado, a Torre de Tokyo vê-se claramente da sala dos computadores, simplesmente belo.
O nosso quarto era bastante cómodo, e pudemos ver a TV Japonesa (animes só a partir das 2 da manhã...e os programas que dão de dia são simplesmente terriveis...)
No dia a seguir partimos para o paraíso, AKIHABARA.
Akihabara é simplesmente o local de sonho para qualquer otaku, é um bairro enorme recheado de lojas de vários andares recheados de animes, figuras, mangas, jogos e por ai fora, andamos 12 horas de seguida sem parar, nem para comer, foi demais, e não ficamos nada desiludidos, um must see de Tokyo.
2.º dia fomos ao Palácio Imperial, onde visitamos os jardins belos, bem característicos dos Japoneses. À tarde fomos a Ginza, o centro de Tokyo, recheado de edificios altos e belos.
3.º dia fomos a Harajuku, um pequeno bairro, onde pudemos ver o Templo Meiji, com uma dimensão esplendorosa, algo que nos deixa esmagado. E depois fomos à célebre rua dos Góticos em Harajuku, recheado de fatos de morrer, e por preços bem acessiveis.
Algo que não falei é nos preços, é tudo muito barato no japao, desde a comida, à roupa, a tudo o resto, o que se diz de preços elevados não se aplica na realidade ao japão, apesar da explicação mais provável para esse facto tenha algo a ver com a força do Euro em relação ao resto do mundo.
À tarde visitamos a Torre de Tokyo onde pudemos ver Tokto no seu explendor.
Depois corremos para o hotel devido ao Tufão que se aproximava de Tokyo.

Kyoto

4.º dia fomos a Kyoto, de shinkanzen, em 2 horas chegamos a Kyoto.
De tarde visitamos a Rua Gojo, a rua do nosso hotel (Aranvert Hotel), rua essa que é simplesmente enorme...não conseguimos ver a rua toda, e andamos horas sem parar!!!
5.º dia começamos a visita, primeiro a Kinkakuji, o templo dourado, lindo e harmonioso.
Depois foi o Ryoanji, com o seu templo de pedra simplesmente de uma beleza indiscritivel.
Por fim nesse dia visitamos o Ninnaji, um conjunto de templos, além de inúmeros jardins naturais e de pedra que fazem deste Conjunto algo que merece uma visita.
Nesse mesmo dia visitamos também uma aldeia perto de Kyoto, onde vimos que existem locais como os que vemos nos animes, com casas pequenas de madeira, sem ruas, só quintais a separar as mesmas casas!
6.º dia fomos ao celebre Kiyomizu-dera, com uma beleza natural que deixa qualquer um espantado, é um dos locais mais belos que tive o prazer de visitar. De tarde visitamos o bairro Gion, o mesmo onde a Shinsengumi defendia, o mesmo onde as gueixas ainda hoje habitam.
7.º dia visitamos o Castelo Nijo, o castelo dos Shoguns (antes de Tokugawa mudar-se para Edo), e o palácio Imperial de Kyoto, ambos com jardins espectaculares, e muitos templos e edificios com uma beleza digna de visita e registo fotográfico.

Himeji

8.º dia fomos a Himeji, visitar o famoso Castelo de Himeji, e não ficamos desiludidos, o castelo tem uma dimensão realmente espantosa, além de visitarmos o castelo, visitamos a pequena cidade (650.000 habitantes é para os Japoneses uma pequena cidade!), com um centro comercial espalhado pela cidade realmente interesssante.

9.º dia voltamos a visitar Kyoto, desta vez o famoso Caminho do Filósofo, no entanto como não fomos na primavera não vimos as flores de cerejeira... No entanto devo frisar que se trata de um passeio de grande interesse, além do templo inicial (nanzenji) de grande beleza natural, e de Ginkakuji (templo prateado) com os jardins mais belos que vi em Kyoto, temos o próprio caminho de uma beleza natural merecedor do aplauso de qualquer visitante.

10.º dia o regresso a Tokyo, onde visitamos mais uma vez Akihabara, onde passamos a tarde em compras.

11.º dia o regresso a Portugal com muita tristeza...por deixar o japão para trás.

Conclusão

O Japão apresentou-nos um país limpo, quase sem crime, sem pobreza, com uma qualidade de vida alta, e preços bem baixos, mas cheio de regras e cheio de problemas a nivel psicológico, como é o das crianças, vimos miudos novos a dirigirem-se para a escola sem sorrirem, quase que sem mostrarem sentimentos nenhuns...mais pareciam trabalhadores a entrarem em fábricas!!!
Os habitantes de Tokyo mostravam nas caras o stress, sentiamos que eram tristes, que se sentiam fartos...
Os de Kyoto eram bem mais relaxados, mas as regras exageradas encontram-se em todo o lado, andar a pé sempre pela esquerda, fazer filas por tudo e por nada, nas lojas somos tratados como reis (literalmente...) no entanto não podemos sentir pena dos vendedores que mais parecem servos a servirem o mestre em todas as suas necessidades, nada de gritar ou de assoar-se em público, bem regras que nunca mais acabam.
Mas no global o Japão é mesmo o que Portugal queria ser, mas a este ritmo nem daqui a mil anos o será!!!

BANZAI

3 Comments:

At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito bom, deixou uma boa ideia daquilo que vou ver daqui a uns meses.

Abraços...

At 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adorei a simples e fácil descrição das cidades que espero dentro de alguns dias poder visitar e ficar com, pelo mesmo a mesma impressão. Sem dúvida uma mais valia.
Obg.

At 12:17 da manhã, Blogger Jéssie said...

Adorei! adorei mesmo! não só sobre sua viagem ao japao, mas em si o blog todo, parabéns colega !